Dezembro não precisa girar em torno da comida
- Izabella Rios

- 13 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Dezembro costuma aumentar a ansiedade com a comida.
Entenda como tirar o foco do controle alimentar e viver o
restante deste mês com mais presença e menos culpa.

Dezembro normalmente é um mês cheio de encontros, visitas familiares, confraternizações e mesas cheias de comidas gostosas... Para muitas mulheres, junto de tudo isso vem a sensação de que a vida está girando em torno da comida. Aí, vem o medo de comer e engordar, a dificuldade de fazer escolhas e, até mesmo, o desejo de se privar de tudo para "não ter prejuízos".
Mas o problema não é o mês de dezembro nem as comidas típicas. O problema mesmo é o lugar que a comida ocupa em sua vida e a associação que você faz entre ela e controle e medo.
"Eu não posso comer isso, senão vou engordar"
"1 fatia de panetone equivale a 10 maçãs, é muita caloria..."
"Vou passar o dia sem comer para aproveitar mais tarde"
Existem alimentos que aparecem mais (ou apenas) nessa época do ano e é completamente natural querer aprovieta, experimentar ou até repetir. Está tudo bem em fazer isso, porque faz parte da cultura alimentar, de criar memórias afetivas e viver tradições.
O que não precisa acontecer é transformar cada refeição em um
teste de autocontrole ou fonte de punição/compensação.
Quando toda a atenção está na comida, você deixa de aproveitar verdadeiramente o momento e os alimentos e deixa seu corpo em estado de alerta. Vem a ansiedade, o medo, a culpa e o pensamento de “depois eu compenso”. Acredite: quanto mais rígida e controladora você tenta ser, maior é a probabilidade de ter exageros alimentares.
Tente tira um pouco sua atenção da mesa e olhe para outras coisas que também estão presentes: as conversas, os encontros, as risadas, as trocas, a memórias que você está criando...
A comida vai estar presente na maioria (e não em todos) os momentos. Você vai sair para restaurantes e festas, provar sobremesas, comer chocotone e outros alimentos que gosta e são comuns nesse mês.
O ponto é como você se relaciona com isso.
Quando você tira a comida do centro da sua vida e dessas experiências, ela volta a ser parte de um momento que é muito maior e mais significativo. E quando isso acontece, a culpa dá espaço para a tranquilidade. Não porque você conseguiu "ser perfeita" e "100% controlada", mas porque você e
steve presente e viveu os momentos com consciência e flexibilidade!
Neste Dezembro, troque controle por flexibilidade e conexão, e descubra que o verdadeiro prazer está em viver o momento, não em contar calorias.
.png)

Comentários