top of page

O segredo para sair da dieta sem sentir culpa depois

  • Foto do escritor: Izabella Rios
    Izabella Rios
  • há 12 minutos
  • 2 min de leitura

Se você sente culpa por comer algo diferente, tenho certeza que pensamentos como estes já passaram por sua cabeça:

- “Eu não posso comer isso porque vai me engordar”

- “Se eu sair da dieta, vai estar tudo perdido”

- “Comer isso vai ser muito errado”

- “Tenho que me manter na linha para emagrecer”


Eu imagino que você se esforce ao máximo para se manter no plano e conquistar o corpo que deseja, acreditando que tem que seguir tudo “certinho” ou não vai conseguir emagrecer… Mas o que acontece é que seu erro não está em sair da dieta! Ele está em pensar assim, de forma tão rígida!


O segredo para emagrecer e não sentir culpa por comer algo diferente não está em fazer um super esforço e evitar comidas mais gostosas e que estão fora do seu plano…



O segredo está em incluir todo tipo de alimento na sua vida!



Eu sei que parece loucura isso que estou te falando, mas é que você deve pensar que fazer isso é falhar ou que não vai ter controle se sair da dieta! E realmente não vai ter… se continuar sendo tão radical com você mesma! O que acontece é que, quando você tenta ser super controlada, evitar certos alimentos ou, até mesmo, nunca sair do plano, você se impõe a “mentalidade da dieta”. Assim, deixa seu cérebro e seu corpo sob tanto estresse e pressão que o desejo por estes alimentos que você evita fica muito forte!


Ou seja, a privação é tão grande que, quando você se “permite” acesso a comidas diferentes, sai para um restaurante ou vai a um evento, acaba exagerando… E aí que a culpa vem! Culpa essa que, muito provavelmente, está associada a uma restrição para “compensar” depois… Mas, quando você para de ser rígida desse jeito e se permite comer de tudo, a mágica acontece: você passa a entender que nenhum alimento por si só vai te engordar, trazer prejuízos ou te afastar do emagrecimento!


Porque o que você precisa fazer é incluir eles na sua rotina. Fazer isso vai mostrar para seu corpo e seu cérebro que nada é de fato proibido e, assim, você internaliza que não precisa “aproveitar” ou que “como já comeu tá tudo perdido”!



Quando nada é proibido, você não sente urgência, exagero ou

a sensação de “já que comi, estraguei tudo”



Buscar ajuda profissional pode ser um passo importante para construir mudanças mais possíveis e duradouras. Se você se identifou, a terapia pode ajudar a construir uma relação mais saudável com a comida, com o corpo e com os hábitos, sem extremos e sem punição.



 
 
 

Comentários


logo (2).png
bottom of page