top of page

"Eu vivo para o fim de semana"

  • Foto do escritor: Izabella Rios
    Izabella Rios
  • 19 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

Quantas vezes você já disse (ou pensou) isso?


É quase uma regra para quem vive a semana de forma intensa, sem incluir momentos de lazer e só esparando a sexta à noite para se delisgar das obrigações, finalmente relaxar e, é claro, sair da dieta e comer aquela comida que passou dias desejando!


Parece que a semana passa numa lentidão e, o final de semana, num psicar de olhos!


A rotina de trabalho e/ou estudos, junto de outras responsabilidades, pode ser pesada... então, faz total sentido desejar que o final de semana chegue para poder ter um respiro. Isso somado a uma dieta extrema e restritiva, adiciona ainda mais estrese, não é mesmo?


Mas será que isso precisa ser assim?

Será que você só pode ter prazer na sua alimentação no fim de semana?

E será que, porque o final de semana é o momento que você sai da dieta, tem que ser de exageros?

Mais que isso: você tem tornar a comida o centro do seu prazer?


Esse padrão de comportamento, muitas vezes, gera e reforça um ciclo de restrição e compensação: de segunda a sexta, a alimentação é controlada, limitada ou “regrada”; nos finais de semana, tudo é "liberado". Esse ciclo pode gerar ansiedade, culpa, sensação de descontrole e autovaliação negativa... Tudo isso pode atrapalhar a relação saudável com a comida.


Incluir alimentos que você acha mais gostosos no dia a dia (como um chocolate na sobremesa ou até o pão no café da manhã), comendo com consiência e de forma dosada, pode ser uma opção muito melhor do que excluir eles para comer de forma totalmente descontrolada no final de semana!


Além disso, tirar o foco da comida é essencial. Encontrar pequenas doses de prazer, leveza e autocuidado ao longo da semana transforma a forma como nos sentimos e relacionamos com a nossa alimentação. Um café da manhã com calma, uma caminhada, uma pausa para ouvir música, alguns mminutinhos de leitura, conversar com uma pessoa que ama, um banho longo no fim do dia... podem parecer simples, mas são pequenas coisas que se tornam muito significativas em meio à rotina.


Viver para o final de semana pode se tornar uma armadilha para sua dieta e relação com a comida, porque sua felicidade e prazer estão sempre adiados, em vez de ser vividos a cada dia, no presente. Quando você entende que merece prazer prazer e autocuidade todos os dias de semana, descobre que a vida é mais que seguir dieta e a sua relação com a comida não tem de ser um campo de batalha.


Você não precisa viver entre exageros e restrições na sua alimentação.


Comentários


logo (2).png
bottom of page